Manual de Comunicação
Antes de iniciar as divulgações de ofertas com seu link do Programa de Afiliados Divify, leia atentamente todas as orientações sobre como fazer as peças de comunicação.
Aprovação
De acordo com o contrato assinado entre você a a Divify, TODAS as comunicações devem passar por aprovação prévia. Para isso, envie as peças, incluindo imagens e texto de apoio, caso aplicável, para [email protected] com o assunto "Aprovação de peças de comunicação | Afiliado [SEU NOME]". O retorno deve acontecer em até 3 dias úteis. Caso a validação não seja realizada nesse prazo, você poderá considerá-la automaticamente aprovada.
O que falar?
A Comissão de Valores Mobiliários é o órgão responsável por regulamentar o mercado de investimentos no Brasil. Ela possui instruções sobre tudo o que é ligado às ofertas públicas em plataformas eletrônicas de investimento coletivo como a sua, incluindo normas que dizem respeito à divulgação.
Para começar, é importante entender o que pode aparecer nas suas peças de comunicação. Devem estar no conteúdo somente:
-
o informativo “conteúdo patrocinado”
-
o tipo de valor mobiliário ofertado (Sociedade em Conta de Participação, Compartilhamento de Receita, Nota Comercial, Cédula de Produto Rural com Liquidação Financeira ou Mútuo Conversível);
-
os valores alvo mínimo e máximo da captação;
-
valor mínimo de investimento (caso possua);
-
histórico e descrição das atividades do emissor;
-
disclaimers;
-
link da oferta na plataforma.
Não devem aparecer nos seus materiais de divulgação:
-
projeções de faturamento;
-
promessa ou garantia de rendimento ou retorno;
-
informações diversas que não constem na página da oferta;
-
recomendação personalizada a investidores.
Atenção
Divulgue apenas as informações listadas acima como permitidas. Não será aceita a inclusão de informações adicionais e/ou inconsistentes com o que está descrito nos materiais da oferta.
Não replique em outros canais documentos sobre a captação, como Informações Essenciais sobre a Oferta Pública, Documentos Relevantes, projeções financeiras e outros.
Como falar?
Na hora de redigir o conteúdo, é interessante que você continue se comunicando com sua audiência da maneira que está habituado. Afinal, ninguém melhor do que você para entender o seu público. Mas lembre-se: quando falamos de investimentos, estamos também tratando de riscos. Por isso, seja sempre claro, usando uma linguagem serena e moderada. Jamais opte por um tom exagerado ou faça promessas. Apresente sempre a possibilidade de ter rendimentos, nunca a certeza.

Onde falar?
A CVM permite a divulgação ampla de forma digital, desde que seja verificável posteriormente. Você poderá usar as redes sociais que mais se adequem ao perfil do seu público (Instagram, LinkedIn, Twitter, WhatsApp, TikTok, Facebook, YouTube, etc). Também é permitido o disparo de e-mails para a sua base, mas não esqueça de incluir a opção do usuário se descadastrar, caso seja do interesse dele.
Em todos os casos, é obrigatório que as publicações, incluindo as que possuem prazo de expiração, como stories, sejam salvas e fiquem armazenadas por 5 anos.
Quando falar?
Não há limite de publicações ou disparos de e-mail, mas é sempre importante considerar o equilíbrio. Aproveite ao máximo conquistas importantes, como marcos da evolução da captação e atingimento de números expressivos de investidores. Relembrar seu público periodicamente também é bem importante, afinal são 180 dias de captação. Não deixe o assunto esfriar!
Lembre-se: a venda de cotas ocorre EXCLUSIVAMENTE pela plataforma, por isso sempre direcione os interessados para a página da oferta usando o seu link de afiliado.
O que não posso esquecer?
A CVM exige a inclusão de textos legais em todos os materiais. Eles devem estar em fonte que permita boa visibilidade para leitura.
-
Para publicações estáticas nas redes sociais, é permitido que apareçam na legenda.
-
Em publicações animadas (vídeos), devem aparecer ao final, com texto e locução, obrigatoriamente.
-
No caso dos e-mails, podem estar no final do conteúdo.
Textos legais obrigatórios:
Conteúdo patrocinado em destaque.
Não invista antes de entender as Informações Essenciais sobre a Oferta Pública.
[Inclua aqui o nome da sua empresa], CNPJ [número do CNPJ], é uma empresa parceira da DIVIFY SECURITIZADORA E PLATAFORMA S.A., CNPJ 34.523.457/0001-00, responsável pela divulgação da oferta pública, com remuneração baseada em comissão sobre valor investido. Todo e qualquer investimento somente poderá ser realizado diretamente pela página da oferta pública informada neste material publicitário.
Se for vídeo, os textos legais obrigatórios devem também ser informados oralmente.
Conteúdos patrocinados
Quando o conteúdo tiver impulsionamento pago, colocar o termo “Conteúdo Patrocinado” na parte superior (cabeçalho) da imagem ou vídeo. No caso de texto, colocar em caixa alta no início da postagem escrita.
Atenção
Conteúdos patrocinados também precisarão passar pela aprovação prévia da Divify.