Divify

Divify: conheça a solução que permite que empresas lancem as próprias captações públicas

Divify: conheça a solução que permite que empresas lancem as próprias captações públicas

As pequenas e médias empresas (PMEs) desempenham um papel importante na economia do Brasil. Somente os pequenos negócios foram responsáveis por 8 em cada 10 empregos criados no país no ano passado e respondem por 30% do PIB nacional, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Apesar da sua força, elas ainda enfrentam obstáculos quando o assunto é a obtenção de crédito. Segundo o Banco Central, mais de 80% dos empréstimos são realizados pelos grandes bancos, que possuem altas taxas de juros e processos burocráticos.

Do outro lado dessa moeda, existe uma parte da população que tem desejo de investir em ativos de maior retorno, mas nem sempre encontra opções que atendam às suas necessidades. Isso faz com que muitos acabem deixando o dinheiro parado na poupança, Tesouro Direto, CRIs e CRAs, que rendem pouco mais do CDI, ou, mais recentemente, optando também por "investi-los" em bets.

De acordo com a 7ª edição do Raio-X Investidor Brasileiro, pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), somente no ano passado, 22 milhões de pessoas dizem ter feito pelo menos uma aposta desse tipo, o que corresponde a 14% da população. O índice supera a maioria dos produtos de investimento, como títulos privados (5%), fundos de investimento (4%), títulos públicos (4%), ações (2%) e planos de previdência (2%). Existem 7 vezes mais pessoas nas bets do que na bolsa. A metodologia adotada na pesquisa não inclui apostas online como um produto financeiro, porém 22% dos usuários desse tipo de site ou aplicativo disseram considerar as bets uma modalidade de investimento.

Observando que há necessidade de dinheiro por PMEs de um lado e pessoas ávidas por oportunidades de investimento, indo até mesmo para bets, de outro, surge Divify. Com sua solução inovadora, Divify permite que qualquer empresa se torne uma fintech , criando sua própria plataforma de investimento white label, podendo originar suas próprias ofertas públicas de títulos de investimento para outras empresas de qualquer setor, de forma fácil e totalmente em conformidade pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O que é Divify?

Divify é uma solução que oferece a originadores um sistema administrativo, financeiro e de controle de titularidade completo para a captação de recursos por meio de dívida ou equity para startups e pequenas e médias empresas da economia real.

Sem a necessidade de registro próprio na CVM, em até 48 horas após a contratação, o cliente Divify já tem acesso à sua plataforma de investimentos white label para começar a criar novas oportunidades de investimento. Depois de passar por treinamento, estará apto a cadastrar ofertas públicas por meio do seu painel administrativo. Após o lançamento da captação, ele ainda conta com o apoio de uma rede de afiliados para ajudar a oferta a alcançar ainda mais investidores.

O investimento também acontece de forma fácil: o usuário faz o preenchimento dos dados solicitados, carrega sua carteira digital via Pix e garante suas cotas em poucos passos. Com o encerramento bem-sucedido da captação, ele receberá os rendimentos diretamente pela plataforma e poderá transferir para uma conta bancária ou reinvestir o valor em outros projetos. Por lá ele também terá acesso aos relatórios de prestação de informações fornecidos pelo emissor semestralmente.

Como a Divify surgiu?

Divify nasceu da experiência com a versão beta DIVI•hub. A empresa, criada em 2021, foi acelerada na San Jose State University e conquistou importantes premiações, como a de startup mais promissora pela Amazon/HubSpot em 2019 e foi uma das finalistas brasileiras do prêmio global de inovação da KPMG em 2022. Já realizou 20 emissões e alcançou 46 mil investidores cadastrados, batendo os recordes de rodada mais rápida (R$ 1 milhão em 42 minutos), rodada com mais investidores (1.600 pessoas) e com maior democratização pela diferença de valores de aportes (R$ 10 a R$ 150 mil).

Quais as principais vantagens da Divify?

Entre as principais vantagens de ter uma plataforma white label na Divify, estão:

  • possibilidade de ganhar comissões mais competitivas que outras opções (corretora, agente autônomo, correspondente bancário etc);
  • plataforma segura e regulada pela CVM, fazendo com que sua empresa fique livre para focar apenas nas ofertas enquanto a Divify cuida das burocracias;
  • redução nos custos de operação e menor burocracia quando comparado à securitização tradicional;
  • sem intermediadores, como escrituradores, agentes fiduciários e assessores financeiros;
  • cinco tipos de contratos já disponíveis para atender às necessidades do emissor - Nota Comercial, CPR-F, Mútuo Conversível, Sociedade em Conta de Participação ou Compartilhamento de Receita - e, em breve, também com as opções CRI e CRA;
  • facilidade para preparar e acompanhar as ofertas por meio do painel administrativo, minimizando o esforço de gestão;
  • módulo de relação com investidores para facilitar a comunicação entre emissor e investidores;
  • rede de afiliados que podem auxiliar na divulgação das captações.

Quais as funcionalidades disponíveis na Divify?

Entre as funcionalidades disponíveis nas plataformas white label da Divify, estão:

  • landing page de ofertas públicas cadastradas pelo parceiro personalizada com o logo e cor da empresa, além da possibilidade de inclusão de banners de forma prática pelo painel administrativo;
  • criação da página de oferta pública via painel administrativo em conformidade com a regulação;
  • módulo de atendimento integrado à plataforma com controle de tickets;
  • KYC/verificação de risco de lavagem de dinheiro do emissor e dos investidores;
  • criação automatizada de documentos da oferta pública;
  • página de cadastro de investidores de acordo com os termos regulatórios aplicáveis;
  • infraestrutura de subscrição, aquisição, pagamento e liquidação de valores mobiliários ofertados;
  • serviço de controle de participação societária e titularidade;
  • área para publicação de informações contínuas e periódicas obrigatórias fornecidas pelos emissores;
  • serviços de transferência de titularidade, pagamento e liquidação de transações subsequentes.

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