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Como estruturar ofertas privadas com eficiência, governança e escalabilidade

Como estruturar ofertas privadas com eficiência, governança e escalabilidade

Embora muito mais flexíveis do que as captações públicas, as ofertas privadas, ou seja, aquelas destinadas a grupos restritos de investidores, ainda podem ser um desafio para as empresas originadoras. Sem uma estrutura adequada, os processos manuais tornam a operação pouco escalável, trabalhosa e altamente suscetível a erros. Pensando em tornar essa experiência mais prática, segura e profissional, a Divify acaba de lançar seu módulo exclusivo para ofertas privadas, uma solução completa para estruturar e gerenciar esse tipo de captação com mais governança, eficiência operacional e autonomia.

Afinal, o que são ofertas privadas?

Antes de avançar, é essencial entender o conceito de oferta privada. Nesse modelo de captação de recursos, a oportunidade de investimento é oferecida a um grupo restrito de investidores, sem necessidade de seguir todos os trâmites regulatórios das ofertas públicas regidas pela CVM. Isso permite maior agilidade e flexibilidade. Enquanto as ofertas públicas têm, por exemplo, prazo máximo de 180 dias, limite de R$ 15 milhões por captação e restrições quanto ao faturamento da empresa emissora, as ofertas privadas não possuem esses limites. 

Porém, atenção: esse tipo de operação não pode ser amplamente divulgado. Utilizar materiais promocionais ou campanhas de mídia pode configurar uma infração grave, sujeita a multas elevadas, que podem chegar ao dobro do valor emitido, e até pena de reclusão entre 2 e 8 anos. Por isso, em ofertas privadas, a discrição é fundamental.

CRITÉRIO OFERTAS PÚBLICAS OFERTAS PRIVADAS

A empresa tem limite de faturamento anual para emitir uma oferta?

Sim. O limite de faturamento anual é de R$ 40 milhões. No caso de grupo econômico, o limite passa para R$ 80 milhões. Não. Para ofertas privadas, não há limite de faturamento.
Qual o valor máximo de captação? R$ 15 milhões por ano. Não há limite de captação.
Qual o prazo máximo de captação? Até 180 dias. Não há prazo máximo para a captação.
Quem pode investir? Todos têm acesso à oferta. Apenas investidores autorizados podem participar e o número de investidores é limitado.
Se a meta mínima não for atingida no prazo, a oferta é encerrada sem sucesso? Sim. Se em 180 dias a meta mínima não for alcançada, a oferta é encerrada sem sucesso e o valor captado é devolvido aos investidores. Não há uma meta obrigatória. O emissor pode solicitar o encerramento com sucesso a qualquer momento, mesmo sem ter alcançado o valor-alvo.
A oferta pode ser amplamente divulgada em redes sociais ou site, por exemplo? Sim. A divulgação ampla é permitida, desde que os materiais respeitem as regras da CVM, como não prometer retorno garantido  e incluir os textos legais obrigatórios, por exemplo. Não. A oferta não pode ser divulgada publicamente. Apenas investidores do grupo restrito têm acesso à oportunidade.

 

Como funciona a originação de ofertas privadas na Divify

Com a tecnologia SaaS white label da Divify, estruturar uma oferta privada se torna simples, rápido e totalmente digital. Após o cadastro da empresa emissora, o administrador da plataforma já pode começar o processo de criação da oferta, incluindo informações como dados da captação, pitch deck, materiais visuais opcionais (como imagens, logotipo e vídeo) e o contrato de investimento assinado. Com o pagamento da taxa de lançamento, a oferta é disponibilizada imediatamente para o grupo de investidores previamente autorizado.

A captação é encerrada automaticamente ao atingir o valor-alvo estipulado, mas o emissor pode optar por encerrá-la antes disso, conforme sua conveniência. Quando isso acontece, o split do valor captado é feito em segundos, direcionando o recurso para a carteira digital da empresa emissora, já com os devidos descontos de taxas da Divify e da plataforma originadora.

Gestão pós-captação com automação e transparência

As plataformas white label da Divify também contam com experiência completa em toda a jornada pós-captação. É possível configurar uma agenda de pagamentos, com lembretes automáticos enviados à plataforma nas datas definidas.

Na hora do pagamento, basta gerar uma única invoice, o emissor realiza o pagamento e o valor é automaticamente distribuído para a carteira digital de cada investidor, de forma proporcional. Além disso, o sistema permite o envio de comunicados e atualizações, mantendo os investidores informados e gerando ainda mais transparência ao processo.

Outro diferencial é a possibilidade de revenda de cotas entre investidores previamente autorizados no mercado secundário privado, promovendo liquidez dentro de um ambiente seguro.

Origine ofertas privadas com a Divify

As ofertas privadas são uma excelente alternativa para empresas que desejam realizar captação de recursos de forma eficiente, flexível e com mais controle. Com a solução SaaS white label da Divify, negócios de todos os setores têm à disposição um ambiente seguro, personalizável e automatizado para lançar, gerenciar e encerrar suas ofertas com total autonomia, governança e transparência.

Se você busca profissionalismo, agilidade e escalabilidade em operações privadas, Divify é a solução ideal. Entre em contato agora com o time comercial e saber como ter sua plataforma white label para originação de ofertas.

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